sábado, 13 de setembro de 2008

Atividade Física e Dor Muscular

A dor muscular decorrente da realização de exercícios físicos podem ser sentidas durante os estágios finais da atividade e imediatamente durante a recuperação, ou podem surgir 12 à 48 horas após o fim da sessão de treinamento.

A dor percebida no final do treino ou imediatamente após o início da recuperação é causada pelo acúmulo de produtos metabólicos oriundos das ações musculares, provocando um edema nas fibras musculares.

Essa sensação de inchaço e conseqüente desconforto após um treinamento de força ou de resistência muito intenso leva alguns minutos ou horas para desaparecer, sem maiores conseqüências.

A dor muscular que surge um ou dois dias após o término do exercício físico, conhecida como dor muscular de início retardado (DMIR), tem algumas causas prováveis.

Atividades que requerem ações musculares excêntricas, como por exemplo, a corrida em declive; atividades ou exercícios físicos não habituais; ou exercícios realizados em quantidade ou intensidade excessivas, são responsáveis pelo surgimento de lesões nas estruturas das fibras musculares.

Essas lesões estão associadas ao aparecimento da dor muscular de início retardado, merecendo certo cuidado.

Outra causa provável da DMIR, associa-se as reações inflamatórias que ocorrem durante o processo de regeneração das fibras musculares lesadas.

Assim, substâncias liberadas do músculo lesado agem como iniciantes do processo inflamatório, sendo o mesmo, a causa da dor.

Os indivíduos acometidos pela dor muscular vêem reduzidas sua capacidade de gerar força muscular nas fibras lesadas ou edemaciadas.

A reposição energética também é afetada, pois o músculo encontra-se em um processo de reparação tecidual, limitando, portanto, a capacidade de armazenamento de glicogênio em suas fibras.

Entretanto, a dor muscular não é de todo um mal, pois a mesma está associada a uma maior síntese de proteínas nas fibras em regeneração, responsável pelo aumento do volume muscular (hipertrofia), após um treinamento de força.

Como prevenção da dor muscular, sugere-se a elevação gradual do volume e da intensidade dos exercícios, reduzindo-se o componente excêntrico da ação muscular no início do treinamento.

"Prof. Marcelo Augustti"

Nenhum comentário: