terça-feira, 29 de abril de 2008

Uma palavra vale muito

Pode não parecer, mais uma simples palavra pode desanimar muito aquelas pessoas que estão no seu limite, e prontas para "jogar a toalha" ou "chutar o pau da barraca".
comprovei por diversas vezes o quanto é chato vc estar correndo e ouvir de alguém, algo como:
"- Ta com vontade de ir ao banheiro??? Xiiiiiiiiii".ou ate mesmo " - Ae , acabou a prova, o vencedor esta voltando pra casa.

"Existem maldade naquelas pessoas que ficam ali nas ruas atraz das grades, fumando, ou com aquela lata de cerveja, sempre tentando " jogar pra baixo" quem quer que esteja passando .
Não sou do tipo saradão, mais tento ao menos ter uma qualidade de vida melhor que dessas pessoas, e quando comecei a correr, o quanto eu ouvia coisas do tipo" - O gordo, vai pra casa que o almoço ta saindo"
Isso realmente machuca, pois não é por ser chamado de gordo, mais a pessoa não tem ideia que ou acordamos cedinho, ou então depois de um dia duro de trabalho, ainda temos forca de vontade, e disciplina pra colocar um tennis, dar uma checada na planilha e encarar as ruas.
É esse tipo de sacrifício, que apesar de cansados, ou com sono, nós nos valorizamos muito mais que essas pessoas. mais ahhhhh quem são elas para falarem alguma coisa não é??

Nessa ultima São Silvestre, tive a oportunidade de encontrar , hummm quer dizer de ser ultrapassado, por uma velhinha, que de tamanho era menos que metade de mim, com passadas pequenas , porem firmes, e um semblante que daria inveja a qualquer um. Corri com ela por uns 2 kilometros e depois "achei melhor deixar" ela ir na frente. Nesses kilometros juntos, ouvi cada tipo de ofensa a essa velhinha, que qualquer um ficaria horrorizado. Só que essas pessoas não tinham ideia que essa velinha, é 5 vezes Campeã Mundial de Maratona na categoria 70 a 75 nos, isso mesmo. Tomara que essas pessoas cheguem a essa idade, para lembrar o que fizeram.

Mas o que me chamou muito a atenção foi nesse ultimo Domingo aqui mesmo em Campinas, na corrida Mais Vida 3M. Eu estava com meu filho de 3 anos e meio, e tivemos que ir embora antes do final, Como meu carro ficou na av. Francisco Glicério, víamos os corredores passando e eu ia incentivando a todos que estavam ali, no final depois de darem 110% de si mesmo.
Percebi que quando meu filho, falou a uma moça, algo como"- Falta pouco, vc vai chegar la", vi naquele rosto, todo desfigurado pelo cansaço abrir um sorriso, que não tive como notar, e a moça se foi ate o final.
No dia seguinte, é que vimos que aquela moça chegou em primeiro lugar na categoria dos 5 Km.
Fiquei a me perguntar será que algumas palavras de incentive vindo de uma criança, pudesse fazer tanta diferença?????

Realmente, uma palavra vale muito mesmo
"Francisco Prado"

domingo, 20 de abril de 2008

Treinamentos para Maratona

Nesta altura do campeonato, é interessante falar um pouco de como é um treino paraMaratona. Não é apenas sair correndo por aí, sem destino.
No nosso caso (eu e Afonso), já a partir de Janeiro deste ano, começamos a nos preparar, fazendo até 3 percursos por semana, com distâncias que variavam de 14 até 18km.
Isso ajudou-nos a criar resistência, tanto muscular quanto aeróbica, deixando-nos pre-parados para os treinos já direcionandos à Maratona, que tiveram inicio em 02/Março.

Então assumimos para nossos treinos, que são diários, com um descanso semanal, e cada dia da semana temos um objetivo.

Domingo é nossa FOLGA merecida.

Segunda, fazemos RÍTMO, com distâncias que variam de 11 a 16Km. Como estamosvindo de um dia de folga, este treino exige muito, pois o objetivo é o menor tempo possivel, no máximo 04'46'' por quilometro.

Terça é o dia do TROTE, mais tranquilo, no máximo 05'20' por quilômetro, sem stress de tempo,com distancias de 14 a 18km.

Quarta é dia de LADEIRAS . . . uma volta interna e já subimos na caixa d'água, 3 ou 4 vezes.Um dia dificil, visando forte resistência nas pernas. Roda-se em média 15km.

Quinta pode ser INTERVALADO ou FartLek, alternando as semanas, na esteira.O treino intervalado, corresponde a tiros de 1000 ou 2000 metros, com intervalos de 1 minuto,na velocidade média de até 14km/hora, totalizando por volta de 15km/treino.
O fartlek, são tiros de 1000/800/600/400/200, tambem na média de 14km/hora, totalizando entre 18 a 20km/treino. Estes treinos visam o máximo de resistência e velocidade.Cada ciclo do fartlek, totaliza 3 km, em velocidade máxima. Rodamos entre 5 a 6 ciclos por treino.

Sexta tambem é dia de TROTE, que variam de 10 a 15km, sem muito esforço, pois ...

Sábado e dia de LONGÃO ... sendo rítmo maratona variando de 18 até 28km, no máximo 05 minutos/km, ou longo que varia de 26 até 35km, no máximo a 05'20'' minuto/km.

E assim, começa todo o ciclo de novo ... Domingo, Segunda ...

O que nunca podemos esquecer é da qualidade do TENNIS e a pista onde fazemos todo este treinamento.

Tennis ... não existe outra determinação alem de "tem que ser bom", pois vai evitar lesões nos pés, articulações, joelhos, virilha, lombar . . . e sempre pelo menos 1 numero maior daquele que voce usa para passear, ir ao shopping ... etc ... :-), com limite de rodagemde no máximo 500km cada par.

Pista ... como é um período bastante longo, 13 semanas, preferimos o piso"mole" ao asfalto ou concreto. Rodamos somente na pista interna da Lagoa do Taquaral, que é de areia, dando um impácto muiiiito menor, principalmente aos joelhos.

E o lado psicológico ... como fica ?
Esta tambem torna-se uma grande preocupação em corridas de longa distância ... correndo um longo período, voce não pode permitir que o organismo vá-se entregando ... desliga-se mas não desconcentra-se ...
Tem que estar preparadopara enfrentar dores, extremo cansaço, fome, e ficar sempre de olho na frequência cardíaca. Na verdade este item é importantíssimo e determina o seu bom rítmo na corrida,e é atraves da frequencia que voce determina a sua velocidade, nunca excedendo o limite que está acostumado.
That's is all !! Simples né ? :-)
"Floriano Granconato"

quinta-feira, 17 de abril de 2008

"E a Maratona continua ... "

Meus amigos, das 13 semanas de treinos pra Maratona de Sampa, já estamos na sétima ... Moleza q nada !!! Dureza das braba !!! rrrssss ...

Você já acordou às 03:30hs da manhã, para as 04:30hs começar a correr na Lagoa os 30's ou mais kms ? Claro q não !!! Você não é maluko ! rrrssss . . . Nem nós somos, certo Fonsão ?! :-)

Somos determinados, questão de disciplina ! Pensemos assim :-)
Bem, esta 7ª. semana tá tendo um gostinho especial ... Começamos a semana fazendo a MEIA MARATONA CORPORE (21k), na USP, em São Paulo, fechando num tempo ótimo (pra nós, claro !! :-) de 01.41.55/Afonso e 01.41.56/Floriano (meu tempo em outras Meias era média de 01:51hs), indo de encontro às minhas expectativas de melhora, diante do forte treino que estamos fazendo e também dos gritos do Fonsão na prova ... VAMUU ... VAMUUU ... (q cara chato :-)

Estamos fechando com certa tranquilidade esta semana, nada de dores. Apenas o cansaço,,, mas aí tudo bem,,, a cama me espera às 20hs :-) Estamos somando quse 700km rodados até agora . . .
Alimentação ///... diria milhares de calorias diárias ... cápsulas/vitaminas/ sais minerais/pó de guaraná/gel// ..... caramba, q meleka estomacal :-)
E a outra coisa boa ... próxima segundona FERIADÃO, não pelo coitado do nosso Mártir da Independência que foi "defenestrado" ... . . .

Mas, sim ... estão todos convidados pro churras que o Marcão Simioni e o Fonsão estão preparando ... rrrssss . . . FESTA DAS MINHAS 51 primaveras, verão, outono, inverno !!!
Saúde, alegria e paz a todos nós !
"Floriano Granconato"
================= FIM =====================

terça-feira, 15 de abril de 2008

Marcas Pessoais

Quando iniciamos nessa história de corridas, sempre tentamos mostrar que por mais simples que seja os treinos de cada um, é difícil cada atleta não tentar se superar a cada corrida.

Cada marca obtida a cada corrida mostra a evolução de cada um. Mesmo não tendo se superado, a corrida seguinte se mostrará como a próxima superação. São essas marcas, esses recordes pessoais que acabam nos mostrando que apesar se não ganharmos os premios em dinheiro, nos ganhamos algo até muito mais valoroso: A NOSSA SATISFAÇÃO PLENA.

Em mais uma batalha visando a Maratona de São Paulo que os nossos atletas Floriano e Afonso, ( e toda uma bela turma da Running Club Campinas) foram até a cidade
de São Paulo para a Meia Maratona e conseguir sua melhor marca
na distância.
Deixamos as palavras de seu companheiro de kilometros para servir de apoio e incentivo

"Parabéns ao Floriano pela quebra de seu record Km a Km, onde superou com folga seu melhor tempo em provas de Meia Maratona. Vale a pena toda sua disciplina e determinação nos treinos, o resultado aparece visivelmente. Parabéns continue assim que ainda temos muito chão para rodar.... e por falar nisso amanhã tem treino forte...rs"
" Afonso Naves"

Meia Maratona Corpore da Cidade de São Paulo

A RUNNING CLUB CAMPINAS através dos seus corajosos corredores, esteve mais uma vez representada neste delicioso evento. A cada ano, notamos que o nosso grupo está crescendo em números de corredores, bem como, no desempenho dos nossos atletas. Quando iniciamos a 5 anos atrás, éramos representados por somente 4 atletas que percorriam a distância de 21,1 Km, todos eram homens. Hoje, o grupo vem crescendo e participamos com 21 atletas, sendo 10 mulheres (todas saradas).

Após acordar ás 4h00 da manhã no domingo,o grupo se reuniu e partimos para a USP/SP. Chegando lá, a alegria já começou com a organização, pegamos o kit numa boa, guardamos nosso guarda-volume com segurança e organização de primeira e começamos nosso alongamento. Para variar, alguns engraçadinhos chegaram atrasados para pegar seu kit, mas, o Professor Marcão é muito paciente e educado.

Após alongamento individual dos atletas partimos para a largada, para a nossa surpresa foram inscritos 11.000 atletas neste evento, sendo 6.000 para a corrida de 6 k e 5.000 para os 21,1 km.

A cada 1 km havia um placar mostrando a Km e o tempo de corrida e a cada 3 km um posto de hidratação e em alguns postos serviam também isotônico. Gostei da segurança durante o percurso e em alguns pontos havia os paramédicos.

Aproveito para parabenizar os organizadores deste evento, minha nota é 8. O ponto crítico do evento, que está me chateando muito nos últimos eventos, é não é culpa alguma dos organizadores, é o fato que algumas empresas estão fazendo do evento de corrida um DESFILE DE MODA. Colocam tendas enormes, lindas, com massagistas, garçons e seus atletas muitas vezes nem pagam o valor da inscrição e ficam desfilando no evento, como que se alguém importante.

Gostaria de aproveitar e parabenizar todos os nossos atletas, que vestiram a camiseta do grupo, encorporaram o espírito de equipe e mais uma vez, com determinação, garra e disciplina, alcançaram seu objetivo particular.

Boa Sorte á todos e até a próxima !!!

Professor Especialista Marcos Simioni
Técnico da Equipe RUNNING CLUB CAMPINAS / CLIP RUN / ALPHAVILLE RUN.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Correr... correr ... correr ...


Tem gente que diz "... o que estes malucos pensam ou esperam da vida ?... " ... rrssss

Sim, somos pessoas normais, temos família, filhos, trabalho, pagamos contas, viajamos quando possível, tomanos nosso chopinho com moderação, pizzaria, pagamos impostos e tambem CORREMOS ... ! Então religiosamente, semanalmente (alguns diariamente :-), pegamos nossa mochila,tenis, short e camiseta é lá vamos nós ... CORRER ... .


E quando encontramos amigos, que tambem correm, falamos de ... CORRIDAS ... Falamos da proxima corrida, da ultima que um foi bem, outro foi mal (alias, como fui mal na ultima corrida da LUA) !!! Que dureza, e eu estava preparado)

Lá pelos anos 80's, eu já corria (bem antes deste modismo todo que existe hoje).

Depois, nos anos 90's, fiquei um longo periodo parado, só na engorda. :-) ...(cheguei aos 90kilinhos). Então, devido problemas de saude e conselho médico,voltei a correr por volta de 1998, na corrida Integração. E NUNCA mais parei. Hoje devo ter em casa umas 120 medalhas consideradas por mim "de ouro".

Então foi surgindo a idéia de participar de uma MARATONA ... 42k ...(depois de já ter participada de muitas MEIAS ... 21k ...) Chegou o momento !!! ... A convite do meu amigo Afonso Naves, que já participou de uma em Porto Alegre . . . !!!
Logo em Janeiro deste ano, começamos a treinar para o treino que teve seu primeiro dia em 01/Março último ...
Estaremos na 14ª. MARATONA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, que acontece em 01/junho/2008.

Fechamos hoje a 6ª. semana de treinos, com descanso apenas aos sábados, chegando todo dia na Lagoa por volta de 05:30hs da manhã, exceto às sextas-feiras que é quando fazemos os "longões", e chegamos às 04:30hs pra acordar ascapivaras. :-) ..
Já até tivemos que pular o portão, pois o guarda não chegava .. :-)
Hoje, 11/abri/2008, nessa brincadeira de treinos, eu e Fonsão já:
- Corremos em treino 530km (Campinas/Rio de Janeiro) já se foi um par de TENNIS de corrida cada um.
- Rodamos cada um 195 voltas na pista interna da Lagoa (2725m cada).

- Em self-sevice, gastava 6 reais ... foi para 12 reais ... (isso fora as vitaminas, gel, complementos alimentares, malto , , , etc)
- E já engolí uns 10 mosquitos (correr é bom pra acabar com a dengue ... :-) ...

E o treino continua ... Até o dia da Maratona, ainda teremos 7 semanas ... !

Bom final de semana !!!
"Floriano Granconato"

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Desafios são feitos para serem superados

Hoje é dia 11 de Abril, e começamos mais um projeto que é o
BLOG DA RUNNING CLUB CAMPINAS.
O blog será mais uma ferramenta para as pessoas que acompanham o trabalho da nossa Assessoria, e que de um modo ou de outro gostam de saber o que acontece com nossos amigos e atletas.
Desse modo, passaremos a acompanhar dois dos nossos atletas a mais um desafio.
A temida MARATONA DE SÃO PAULO.

São eles o Afonso e o Floriano, sendo que o primeiro, conseguiu superar esse desafio tempos atraz e estará levando agora o seu (e nosso) amigo a mais essa superação.
Emoção essa que será contada aqui , semana a semana, como esta sendo tanto a fase de preparação, como os cuidados com alimentação, treinos específicos e principalmente o emocional,
Mas afinal, desafios são feitos para serem superados
E nós estaremos acompanhando e torcendo pelos nossos atletas